Aprenda a fazer um detergente caseiro para limpar o fogão

Sejamos realistas, quando cozinhamos, limpamos principalmente a placa, mas muitas vezes esquecemo-nos completamente dos seus componentes!

Errado, pois é fundamental limpar os queimadores do fogão, bem como as placas. Estes são materiais onde a ferrugem pode se formar facilmente. E muitas vezes é muito trabalhoso remover!

Esses componentes também são chamados de queimadores de cooktop ou espalhadores de chama.

Agora vamos ver como limpá-los corretamente!

Com vinagre e água

Você pode limpar queimadores e chapas com vinagre branco, que não é usado apenas na cozinha, mas também em toda a casa!

Aqueça 300 ml de água e 700 ml de vinagre branco no fogão. Quando a mistura estiver fervendo, desligue o fogo e mergulhe as placas e os queimadores. Deixe de molho.

Quando a água esfriar, retire-os da mistura e, se necessário, passe uma esponja para remover as manchas restantes. Após esta etapa, seque.

Com bicarbonato de sódio

Outro aliado da limpeza é, sem dúvida, o bicarbonato de sódio! Muitas vezes aclamado para a limpeza de várias partes da casa, também é usado para queimadores e pratos.

Aqueça uma panela com água e deixe ferver. Em seguida, adicione 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe derreter.

Mergulhe os objetos e deixe-os agir por algumas horas. Isso tornará a mancha mais macia e fácil de remover depois!

Com ácido cítrico

O ácido cítrico é cada vez mais popular para limpeza, especialmente na máquina de lavar para lavar roupas.

Aqui também, pode fazer toda a diferença!

Prepare uma solução com 150 gramas de ácido cítrico e 1 litro de água fervente. Despeje sobre queimadores ou grelhas. Deixe de molho por cerca de uma hora.

Depois, se as manchas desaparecerem, seque-as cuidadosamente com um pano de algodão.

Com sal fino

A última solução é o sal fino. Sua ação abrasiva pode remover manchas difíceis e ajudá-lo a deixar seus queimadores e placas como novos!

O procedimento, também neste caso, é sempre o mesmo: em uma panela com água fervente e três colheres de sopa de sal, deixe os componentes de molho por pelo menos uma hora.

Para sujeira teimosa

Os métodos acima podem ser suficientes em alguns casos para remover toda a sujeira. Mas quando a mancha é mais resistente, então a sujeira mais teimosa deve ser removida. Após a imersão das placas, utilize uma esponja não abrasiva e esfregue com força até retirar tudo. Em seguida, enxágue e seque bem cada parte, pois a água restante pode criar ferrugem.

Deseja uma receita de detergente caseiro para desengordurar?

Ingredientes:

  • Bicarbonato de sódio (uma colher de chá)
  • Sabão de Marselha (1/3 de uma barra de sabão normal)
  • Água (400ml)

Derreta o sabão em banho-maria e misture com o bicarbonato de sódio. Adicione a água e despeje toda a mistura em uma garrafa. Agite bem e você terá criado seu próprio detergente natural para limpar os queimadores, as placas e também toda a louça!
Avisos:

Os remédios naturais mencionados são particularmente adequados para limpar queimadores e placas. No entanto, é aconselhável verificar o material antes de lavar.

 

você pode gostar!

Top